Trindade

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

3 - três - A Inteligência Infinita

C & G (GUIMEL / bJ)

TRÍADE



O 1 é o ponto o 2 é a linha e o 3 é o triângulo com as 3 medidas geométricas do comprimento, da largura e da profundidade ou altura. O Três é o primeiro número harmônico tendo um âmbito estável, alcunhado Portão da Forma por tornar-se dimensional. Ele é um patamar que se atinge para se poder planejar, possibilitando definições.

O 3 é síntese do crescimento e desenvolvimento. É expansão, definição e desdobramento. São 3 os momentos dialéticos da Tese / Antítese / Síntese que se expressam criativament. O 3 é expressão de criação. São os três tempos do verbo: passado, presente, futuro. Na linguagem é o sujeito, o verbo e o predicado. Presente ainda no triângulo edípico familiar, do filho (a), do pai e da mãe. No aparelho psíquico da 1a tópica freudiana do inconsciente, o pré-consciente e o inconsciente, ou ainda da 2a Tópica Id, o Ego, e o Superego e na composição da Tópica Lacaniana do Imaginário, o Simbólico e o Real.

O Três está presente em várias culturas, mitos e religiões, retratando que 3 linhas , 3 facetas compõem 1 triângulo, que tendo uma base triângular forma um triedro, revelando uma equivalência do 3 com o 1. Assim, temos : O Taoísmo, com o Tao da unidade triádica caminho-caminhante-caminhada. O Hinduísmo com Brahma (criador), Vishnu (conservador) e Shiva ( tranformadora). As 3 parcas romanas ou as 3 moiras gregas que fiam, tecem e cortam o destino. No antigo Egito eram Horus, lsis e Osiris. No cristianismo da Santíssima trindade unitária do Pai, Filho e Espírito Santo. O Judaísmo do Tetragramaton=YHWH que se reduz sucessivamente em Trigramaton=YHW, Bigramaton=YH até a primeira letra Y que condensa nela o nome sagrado e inefável de ‘Deus’ sendo que (Yöd=10 = 1).


Corpo-Mente-Espírito visto como órgão fractal


Observando o corpo-mente a partir de uma perspectiva mais ampla, vemos que o cérebro (mental) controla a cognição, o corpo (físico) provê os aportes que estimulam a função do cérebro e a neuroquímica (emociono-sócio-espiritual) é criada pela estimulação sensorial — geralmente a partir do ambiente, que ativa os elementos neuroquímicos para que atuem em rede e integrem corpo e cérebro. Inquestionavelmente, a interação entre corpo, mente e espírito afeta suas partes constituintes. Seria verdade que corpo, mente e espírito são afetados por uma representação mais ampla desse postulado fractal? Existe abundante evidência de que essa construção fractal é funcional com os ambientes que cercam o indivíduo. Influências mentais, físicas e espirituais não apenas nos rodeiam; elas também contribuem para a qualidade de nossa capacidade intelectual, de nossa saúde física e para as condições e desenvolvimento emocional, social e espiritual. Considere o impacto ambiental entre essas três realidades.



Triangulo de Pascal

A matemática indiana iniciou em cerca de 3 000 AC, na região de Harappa e Mohenjodaro. Era uma matemática bem rudimentar e foi somente com a introdução da religião védica, que acompanhou a invasão ariana c. 1 500 AC, é que passamos a encontrar a resolução de problemas não triviais. A matemática védica era basicamente geométrica, toda voltada para os complicados rituais de construção dos altares para suas cerimonias religiosas.

Graças à Pingala (matematico indiano) no ano de 200 a.C. - quase 2 000 anos antes de Pascal - é que encontramos o triângulo aritmético pela primeira vez.
O envolvimento de Pingala com o triângulo resultou de seu estudo de métricas musicais na versificação. Com efeito, ele observou que a expansão de, sucessivamente, métricas de uma, duas, três, etc sílabas podia ser disposta sob a forma de uma padrão numérico triangular que corresponde ao triângulo aritmético e que ele denominou meruprastara, em homenagem ao sagrado Monte Meru.

Para clarificar, usemos um exemplo numérico:
-para achar as combinações das três sílabas ba, be, bi ele ia até a quarta linha do meruprastara, 1 3 3 1, e então concluia:

  • 3 combinações de uma sílaba: ba, be, bi
  • 3 combinações de duas sílabas: babe, babi, bebi
  • 1 combinação de três sílabas: babebi
Também é importante mencionarmos o livro chinês Precioso espelho dos quatro elementos, escrito c. 1 300 dC por Zhu Shijie. Este livro traz figuras de triângulos com até nove linhas e seu autor os denomina diagramas do método antigo para calcular grandes e pequenas potências. Contudo, é necessario lembrar que a denominação chinesa mais comum para o triângulo aritmético é triângulo de Yang Hui.

A reconstrução do início do envolvimento dos matemáticos de religião islâmica com o triângulo aritmético é difícil pois que os principais documentos associados perderam-se na noite dos tempos. Contudo é razoavelmente garantido podermos afirmar que, a maioria dos islamitas aprenderam o triângulo aritmético através de compilações escritas em árabe de livros indianos, como é o caso do Princípios do Cálculo Hindu, escrito por al Jili c. 1 000 dC, e o Coisas suficientes para entender o Cálculo Hindu, por al Nasawi, também em c. 1 000 dC.

Por outro lado, segundo os grandes especialistas em história da matemática islâmita, Roshdi Rashed e Adel Anbouba, o triângulo teria sido redescoberto em 1 007 pelo matemático al Karaji. Esse matemático teria utilizado o triângulo para obter o desenvolvimento de potências quadrática, cúbica e quártica de binómios em seus tratados de álgebra: o al Fakhri e o al Badi.

"O Número Três não deriva seu princípio de si próprio e nem mesmo tem um princípio"


As observações a respeito deste número são dispersas e obscuras, incluindo referências vagas a uma lei temporal da trindade, da qual a lei temporal da dualidade depende completamente. "Na ordem divina, 3 é a Santíssima Trindade, como 4 é o ato de sua explosão e o 7, o produto universal e a imensidão infinitas que resultaram das maravilhas desta explosão"


"Existem três princípios em todos os corpos; o círculo é um corpo; os raios de um círculo são linhas retas, materialmente falando; e por sua aparente retidão e capacidade de se prolongar ao infinito eles são a imagem real do princípio gerador. Os espaços entre os raios são triângulos e assim, a ação do princípio gerador é manifestada pela produção de uma tríade. Ao juntar o número do centro com a tríade por ele gerada teremos um sinal do quaternário. Portanto, a concepção de uma ligação íntima entre o centro (ou princípio gerador) e o princípio secundário, que está provado ser 3; pelos 3 lados do triângulo e pelas 3 dimensões, nos dá a idéia mais perfeita do que seja o nosso quaternário imaterial”.


"Sem a chave dos números, as correspondências entre as três regiões da verdadeira filosofia: divina, espiritual e natural, não poderiam ser estabelecidas ou observadas corretamente”.


"Se o número três é imposto a tudo que é criado, é porque ele imperava em suas origens”.


Guimel é o numero 3. O dia Guimel, o 3º Dia da Criação assim está no Gênesis: Deus disse: “As águas sob o céu serão juntadas em um lugar, e a terra seca será vista”. Assim foi, Deus chamou a terra seca “Terra”, e ao ajuntamento das águas Ele chamou “Mares”. Deus viu que era bom. Deus disse: A terra brotará vegetação. Plantas que produzem sementes e árvores frutíferas que produzem suas próprias espécies de frutos com sementes estarão na terra”.

É, portanto, neste terceiro dia que nasce a Árvore da Vida com seus 10 frutos.


4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o seu novo Layout, continue assim sempre prosperando, mais o convite ta feito se quiser entra e aprende algumas mágicas de verdade. :)

Pablo Laranjeira (by Tecnauta) disse...

Ha...
Antes que eu me esqueça, botei uma postagem sobre os hippes da uma olhadinha depois!!! ficou bem legal, mai teu blogo ficou show a imagen atras massa

http://psicartoon.blogspot.com/2008/02/histria-hippie.html

[w]ill disse...

Um Post para cada numero, foi isso que vi nos 3 post q estão aki postados, meu parabens.
Esta mt bem feito e pesquizado o conteudo do seu blog.

[w]ill disse...

By the way

Adorei ser o 3º comentário

^^