Dualidade

sábado, 16 de fevereiro de 2008

2 - dois – A Sabedoria Absoluta

B (Beit/Beth)
DÍADI

O 1 é o ponto . e o 2 é a linha que une dois pontos . ___ . . Pode ainda ser representado por 2 linhas que podem se cruzar, fazendo o X da questão ou como paralelas parearem para se encontrar no infinito. Podem ainda se unirem na quina de um ponto formando um ângulo,
que é sempre uma relação de dois termos mas que desse encontro evidencia-se um terceiro termo, dito resultante, que se manifesta de uma determinada forma. O ponto de vista é a vista de um ponto. Assim, toda relação é entre dois termos , mas é da sua interação propriamente dita, este entre os dois, que se dá a própria relação, numa tautologia cognoscitiva, que traduzem numa
forma manifesta de um terceiro termo que, como veremos, se dará no 3 do triângulo, pois Biná
compreende a sabedoria de Chochmáh.



"é o sistema filosófico ou doutrina que admite, como explicação primeira do mundo e da vida, a existência de dois princípios, de duas substâncias ou duas realidades irredutíveis entre si, inconciliáveis, incapazes de síntese final ou de recíproca subordinação."


"O número dois tem princípio nele mesmo, mas não se origina de si mesmo"

É impossível se produzir dois de um e se algo se separa dele pela violência, só pode ser ilegítimo e uma diminuição de si mesmo. Mas esta diminuição é aquela do âmago do ser, pois de outra forma, este seria apenas um. A diminuição feita no âmago é realizada no meio do ser, pois dividir qualquer coisa ao meio é cortá-la em duas partes. Esta é a verdadeira origem do binário ilegítimo.

Muitas estruturas possuem uma espécie de inversa, como os números reais, as matrizes, e etc. Esta dualidade, como é chamada, pode se apresentar de diversas formas. Suas características são tais que o dual de um objeto (primal) deve ter estrutura semelhante, e o dual do dual é o primal.


Desde Newton, a polêmica sobre o caráter ondulatório ou corpuscular da radiação foi continuamente mantida, até que por volta de 1905 Einstein apresentou uma teoria estabelecendo os limites de validade de um e outro comportamento. Em suma, na segunda década deste século não havia razão para duvidar do caráter dualístico da radiação: ora ondulatório, ora corpuscular. Sob o ponto de vista moderno, depois de tudo que sabemos, parece natural imaginar que essa dualidade também seja verdadeira para a matéria. Todavia, o conhecimento científico da época não permitia essa generalização.


[...] Ver de forma dual é cegar-se. No Surangama Sutra o Buda diz: "Quando abre os olhos e tem a experiência de ver um mundo circundante, você é um cego contemplando a névoa de sua mente".

Um aspecto da atração mútua que é tão importante no TANTRA IOGA quanto na psicologia freudiana é a libido, quando se manifesta como guia sexual, não é de todo considerada apenas sensualidade, mas, em níveis mais profundos, como a alma fervorosamente buscando perfeição espiritual. Aqui, o impulso erótico (libido) aparece como uma sede insaciável da psique, a tentativa de chegar à perfeição através da unidade complementar dos pólos opostos. Desta forma, renasce como um andrógeno genuíno da Tradição Secreta (da senda esquerda) – a criança mágica que é SHIVA e SHAKTI – Dessa forma os Espíritos individuais terão acesso aos mais altos níveis da consciência. A mulher é considerada magnética, o homem por sua vez elétrico, energeticamente falando, mulher (luna da alquimia), passiva, lunar, receptiva e carregada com o poder de polaridade negativa (YIN). De várias maneiras, ela atrai, absorve e armazena energia sutil que se mantém latente. Quando conectada de uma maneira adequada com o macho elétrico (YANG), sendo dinâmico e positivamente carregado de energia sutil, a energia feminina (PARA SHAKTI-mãe primordial) produz uma complexa reação alquímica e, assim, o casal gera um centro de energia eletro-magnético. Isto é muito fácil de verificar. Certas técnicas TANTRICAS permitem que o praticante, comprove na prática as diferenças bioenergéticas de polaridade existentes entre o homem e a mulher, bastando para tanto que estejam energizados ao mais alto grau, através da dinâmica sexual, na qual uma troca mútua entre estas duas formas primárias de energia (YIN / feminino, YANG / masculino) que ocorre durante a relação sexual, em que os dois parceiros harmonizam-se em vários níveis (respiração, batimento cardíaco, sinapses cerebrais, temperatura corporal, etc.). Quando realizada na forma TANTRICA Vama Marga (sucessivos orgasmos com o controle da ejaculação), estes intercursos podem intensificar o desenvolvimento das capacidades extra-sensoriais latentes (sidhis), ampliando o poder mental de ambos os parceiros além de qualquer expectativa.


O jovem (adepto do Tantra/LeftHandPath/Alchemy) que prática a união sexual como método de desenvolvimento espiritual, utiliza a energias sutis do homem, aliado ao corpo e as energias complementares da mulher, para assim atingir um estado de harmonia com o Absoluto (unidade primordial).


A relação do 2 (dois) com a forma: Os Sólidos Platônicos

No livro Timeu, escrito por volta do ano de 350 a.C., Platão apresenta a teoria segundo a qual os quatro "elementos" admitidos como constituintes do mundo - o fogo, o ar, a água e a terra - eram todos agregados de sólidos minúsculos. Além disso, defendia ele, uma vez que o mundo só poderia ter sido feito a partir de corpos perfeitos, estes elementos deveriam ter a forma de sólidos regulares.

  • Sendo o mais leve e o mais violento dos elementos, o fogo deveria ser um tetraedro.
  • Como o mais estável dos elementos, a terra deveria ser constituída por cubos.
  • Como o mais inconstante e fluido, a água tem que ser um icosaedro, o sólido regular capaz de rolar mais facilmente.
  • Quanto ao ar, Platão observou que: "o ar é para a água o que a água é para o ar," e concluiu, de forma algo misteriosa, que o ar deve ser um octaedro.


Modelos de pedra do cubo, tetraedro, dodecaedro, icosaedro e octaedro, feitos no período neolítico (aprox. 2000 a.C.).

Prova de Cauchy
da fórmula de Euler.

Obs: A fórmula de Euler não é válida para superfícies poliedrais com buracos! (ou vazio primordial)

Obs2: A soma dos ângulos externos de um polígono convexo é igual a 2pi. A soma dos ângulos internos de um polígono convexo com n lados é igual a (n-2)pi.

"Se quiserdes saber o segredo desta força suprema, deveis separar a terra do fogo, o fino e sutil do espesso e grande, suavemente e com todo o cuidado. Sobe da terra ao céu e, dali, volte a terra para receber a força do que está em cima e do que está em baixo."

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando penso em dois, lembro de opostos. Penso no elo capaz de unir as diferenças. Penso em encontro, em vida.
Os cromossomos das células somáticas existem aos pares e por isso tais células se denominam diplóides. Os dois cromossomos de um par são chamados homólogos; em cada par de homólogos, um dos cromossomos é de origem paterna e o outro, de origem materna. Representa-se por 2n o número de cromossomos das células diplóides. Nos humanos, 2n = 46, pois suas células somáticas apresentam 23 pares cromossômicos...

hauhuahua - eo 23 serge novamente...
=**
LiLa

Pablo Laranjeira (by Tecnauta) disse...

Sempre o danado do "23".

Achei interessante a forma geometrica representando os elementos supremos da natureza. Como podemos observar tudo esta em um circulo.

Muito legal, espero ver a sua analise de todas as ideis numericas.

Pablo Laranjeira (by Tecnauta) disse...

http://psicartoon.blogspot.com/

Pablo Laranjeira (by Tecnauta) disse...

To viciado nesse troço......
http://mcartas.blogspot.com/