Qualquer que seja a manifestação, e, ou função no organismo, ela sempre está enquandrada num dos três níveis. Ou se trata de uma função motora, Função Orgânica (nível HOD - NETZACH), ou de uma função sensitiva - SENTIDOS - (nível GEBURACH - KJESED), ou intelectiva (nível BINAH - KJOKHMAH) e dentro de cada nível em cinco aspectos.
Numa pessoa tudo o que diga respeito às funções orgânicas estão enquadradas em um dos cinco grupos citados, da mesma maneira tudo o que diga respeito às sensações e ao psiquismo também num dos grupos sempre está compreendido em uma das cinco funções mencionadas.
No reino humano não existem outros sentidos físicos além desses cinco. No reino animal essa também é a regra geral. Mesmo existindo animais dotados de sentidos diferentes desses mencionados, mesmo assim são sempre totalizados em cinco. Se um determinado animal tem algum órgão sensorial diferente por certo algum dos sentidos humanos está ausente nele. De acordo com a necessidade numa espécie pode haver algum órgão sensorial que o homem não possui, mas, por sua vez, este possui algum que aquele não possui.
O número cinco é considerado símbolo do desenvolvimento da humanidade porque o que possibilita a constituição de uma sociedade são os cinco sentidos. Sem os sentidos não haveria integração entre as pessoas, consequentemente resultaria a impossibilidade de estruturação social. Basta a carência de um órgão para que uma pessoa deixe de manter algum tipo de interação, independentemente de qualquer segregação, ou discriminação. Uma pessoa que não possui audição por certo não participa de um concerto, de uma audição musical e coisas assim. Ela se exclui por não poder usufruir como as demais pessoas. Muito mais seria um surdo e cego. Uma pessoa sem paladar não se integra com outras pessoas para um almoço, por exemplo.
É fácil se perceber que se alguém hipoteticamente não tivesse sentido algum por certo seria inviável sua existência, até mesmo o viver seria praticamente impossível. Por isso é que podemos dizer que são os sentidos físicos que integram a pessoa formando uma sociedade e esta uma humanidade. Os sentidos são janelas através das quais o ser tanto no que diz respeito à vida material quando à espiritual se abre ao mundo exterior e se relaciona com o mesmo.
O templo interior de cada um tem nos sentidos instrumentos através dos quais a pessoa registra todas as impressões recebidas do mundo exterior.
Já dissemos, numa palestra anterior, quando falamos no desenvolvimento espiritual na escala animal, que para se desenvolver o espirito requer como meta reconhecer o Superior. Para tanto ele tem que saber separar o mal e o bem, em outras palavras, através de encarnações sucessivas ele aprende a reconhecer a escala do mal e do bem e assim sentir necessidade de se posicionar na polaridade do bem. São precisamente os sentidos físicos que dão as sensações do desagradável e do agradável e assim sendo através de sucessivas encarnações na escala animal o espirito em grande parte levado pelos estímulos dos sentidos físicos começa a entender que há uma escala de mal e de bem, do que é desagradável e do que é agradável. Os sentidos fazem com que o sentido da caminhada se faça do desagradável ao agradável, do sofrimento ao prazer, do mal ao bem, da trela à luz.
Vemos que os sentidos físicos não só têm uma função material, eles têm também função espiritual, por isso como são cinco, este é o número serve com símbolo do desenvolvimento espiritual.
Queremos salientar, cada sentido se apresenta em cinco aspectos. São cinco as sensações gustativas, (cinco sabores básicos): salgado, amargo, ácido, picante, e doce. Também são cinco as sensações táteis: temperatura (quente/frio), densidade (mole duro), maleabilidade (rigidez/flexibilidade/fluidez), aspereza (macio/rugoso) textura (fofo / não fofo). Cinco são os odores básicos, mas na língua portuguesa não existem palavras bem especificas para eles. Usam-se mais termos de analogia, como sejam: odor azedo, adocicado, almiscarado, acre (acido) e pútrido.
Cinco percepções visuais básicas: cor, dimensão (tamanho), forma, (amorfo / não amorfo), simetria (relações comprimento, largura, altura), proporcionalidade.
Cinco as sensações auditivas (aqui também em português faltam palavras que definam bem os tipos de percepção auditiva): Intensidade (fraco/forte), timbre (rouco/ estridente)......... (suavidade/ rudeza), harmonia, e melodia.
Como mostram alguns sistemas orientais existem cinco tipos, cinco formas de respiração patológicas: Respiração cavernosa, estertorosa, estridulosa, anfórica, assim como também cinco tipos de respiração não patológicos: Respiração padrão (normal), pulmonar alta, pulmonar baixa, abdominal, diafragmática. Os orientais, cultores da Ioga citam também cinco tipos especiais de respiração.
O organismo (vide tabela) só possui cinco funções orgânicas básicas, assim como funções psíquicas básicas. Por sua vez cada função se apresenta em cinco níveis. Não vamos cita-las todas para não prolongar muito essa palestra, mas apenas mencionar os sentimentos: cólera, prazer, alegria, dor, amor. Por sua vez existem cinco formas de amor, cinco de prazer, cinco de alegria, cinco de dor e cinco de amor.
O organismo só dispõe de cinco vísceras: rins, pulmões, baço, fígado, coração. |
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2 comentários:
Oi Tr0ll, amei o seu site. Obrigado pelo comentário no Aprendiz de Franz Bardon, fico grato.
Aqui está meu e-mail, serve também de MSN: lexusfox@gmail.com
Vamos conversar mais sobre Bardon e afins! É ótimo achar buscadores como você!
Abração!
O teu blog é muito louco! E olha que estou acostumado com coisas "não normais".
Não entendí bulhufas....mas com certeza o colonizado sou eu.
Abraços.
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